10 alimentos sem glúten para incluir na dieta

Os alimentos sem glúten são importantes para quem é celíaco ou tem alergia, intolerância ou sensibilidade aos derivados do trigo, cevada, centeio e malte – subproduto da cevada. Além de causarem muitos desconfortos, a comida com glúten pode causar inchaços abdominais e inflamações intestinais.

 

 

Seja por uma necessidade específica ou escolha pessoal, a alimentação livre de glúten se tornou bastante popular. Conheça quais são os alimentos sem glúten para incluir na dieta, de acordo com o Guia Orientador para Celíacos, publicado pela Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil.

 

 

  1. Cereais: arroz, milho, painço, sorgo, quinoa, amaranto, trigo-sarraceno.

 

  1. Farinhas e féculas: farinha de arroz, amido de milho, fubá, farinha de mandioca, fécula de batata, farinha de soja, polvilho, araruta, flocos de arroz e milho.

 

 

  1. Massas: desde que feitas com as farinhas permitidas.

 

  1. Verduras, frutas e legumes são liberados.

 

 

  1. Laticínios: leite, manteiga, queijos e derivados – caso a pessoa não tenha intolerância à lactose.

 

  1. Gorduras: óleos e azeites.

 

 

  1. Carnes: bovina, suína, frango, peixes, ovos e frutos do mar.

 

  1. Grãos e leguminosas: feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja.

 

 

  1. Oleaginosas e sementes: nozes, amêndoas, amendoim, pinhão, castanha-de-caju, castanha-do-pará ou castanha-do-brasil, avelãs, macadâmias, linhaça, gergelim, abóbora, etc.

 

 

Vale lembrar que a aveia também é um cereal que não contém glúten. Contudo, ela pode sofrer contaminação cruzada no cultivo, transporte e na fabricação. Por isso, ler o rótulo da embalagem é fundamental já que ele informa se a aveia que você está comprando é livre de glúten.

 

 

“Algumas pessoas com restrições ao glúten também podem apresentar reações à avenina, proteína presente na aveia. Assim, de forma preventiva, a inclusão da aveia em uma dieta livre de glúten somente deve ser feita por orientação de um profissional de saúde”, explicam os autores do livro “Pães, bolos e biscoitos sem glúten – Receitas fáceis e saborosas”, publicado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

 

 

O que é glúten?

O glúten é um tipo de proteína encontrada principalmente no trigo, centeio e cevada, conforme explica Bela Gil, chef e nutricionista.

Em algumas pessoas, o consumo de comidas com glúten pode causar má absorção dos nutrientes, diarreia, má digestão, entre outros sintomas. Lembre-se de consultar nutricionista e um médico para criar um plano alimentar adequado com as suas necessidades e manter a saúde em dia.

 

 

Fonte: Globo