10 benefícios da semente de abóbora para a saúde

A semente de abóbora tem diversas propriedade benéficas e inclui-la na sua alimentação e rotina só vai fazer bem para a sua saúde. Alimento de baixa caloria (uma colher de sopa tem cerca de 54 calorias), a semente de abóbora é fonte de gordura boa para o organismo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, favorece a saúde intestinal e ainda funciona como vermífugo natural.

 

Em entrevista, as nutricionistas Camila Monteiro e Natália Passos fazem uma lista com todos os motivos para começar a consumir semente de abóbora hoje. Conheça, a seguir, os diversos benefícios da semente de abóbora!

 

 

  1. É fonte de boas gorduras para o organismo.

 

  1. É um alimento anti-inflamatório.

 

 

  1. Por conter zinco, a semente de abóbora ajuda na melhora e no fortalecimento do sistema imunológico.

 

  1. É rica em cálcio, ômega 3, ômega 9 e magnésio. “A gente precisa do magnésio para tudo na vida. É bom para acalmar, para ter um sono de qualidade e para o intestino”, afirma Camila Monteiro.

 

 

  1. É riquíssima em vitaminas do completo B, vitamina A e vitamina E. “A vitamina A é importantíssima para a saúde dos olhos e ajuda a prevenir doenças degenerativas maculares. A vitamina E previne o envelhecimento por ser antioxidante”, acrescenta Natália Passos.

 

  1. É fonte de proteína vegetal. Então, é uma boa opção para veganos e vegetarianos.

 

 

 

  1. É fonte de triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina (o hormônio do prazer e do bem-estar).

 

  1. É rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento do trânsito intestinal.

 

 

  1. A semente de abóbora combate os vermes. “É o que tem dentro da sementinha. Quando tiramos a casca [da semente], encontramos uma substância que chamamos de vermífugo natural”, explica Natália Passos.

 

  1. Melhora o colesterol e a digestão.

 

 

 

Como consumir a semente de abóbora?

A semente de abóbora é facilmente encontrada em supermercados e lojas de alimentos naturais. Ela pode ser consumida in natura ou ser utilizada no preparo de algumas receitas doces e salgadas.

 

 

Camila Monteiro diz que a semente de abóbora é opção de lanche da tarde e também uma alternativa ao tradicional petisco: “Se no final de semana você quer ir a um bar, em vez de comer algo gorduroso, pode consumir a semente de abóbora.”

 

 

Você ainda pode fazer um sal caseiro com o alimento. “Indico comprá-la sem sal. Você pode até triturá-la e fazer disso um sal que vai ajudar na saciedade. Vira um sal mais funcional se acrescentar umas ervinhas”, aconselha Camila.

 

 

Experimente o biscoito integral com farinha de semente de abóbora, o pão de abóbora saudávelbarra de cereal caseira ou o bolo de abóbora simples no seu café da manhã ou lanche. São receitinhas que agradam todo mundo!

 

 

Fonte: Globo