Difícil achar alguém que não goste de hambúrguer. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a iguaria não nasceu nos Estados Unidos, e sim na cidade de Hamburgo, Alemanha, em 1904 e tinha como ingredientes originais a carne, o ovo e o leite. Hoje, o hambúrguer se modernizou e se adaptou aos paladares mundo afora, sendo incrementado com temperos, diferentes tipos de carne e até adaptados para os paladares veganos, que juram que sim, é hambúrguer.
Popularizado pelas grandes redes de fast food americanas, o hambúrguer também está no topo da lista dos preferidos dos brasileiros e dos campo-grandenses que têm centenas de opções para se deliciar. Hamburgueria é o que não falta na capital sul-mato-grossense.
O sucesso é tanto que até um dia foi criado para homenagear o hambúrguer – 28 de maio. E, para celebrar a data, dar visibilidade e valorizar os empreendimentos, a Abrasel no MS realiza a Semana do Hamburguer.
“A ideia é estimular o público a conhecer e frequentar as hamburguerias da cidade, conhecendo seu espaço, provando suas opções de hambúrgueres e movimentando o nosso setor”, explicou o presidente da Abrasel no MS, João Francisco Denardi.
João Francisco lembrou que a semana do Hambúrguer faz parte de uma série de ações pocket, que iniciaram em 2024, sendo que todo mês tem uma temática diferente. “Ano passado iniciamos os Pockets, apresentando ao público da capital desde cafés, até sorvetes e churrasco. Neste ano voltamos com outras seis ações, de maio a novembro, e temos certeza que o público vai adorar”.
O presidente da Abrasel no MS reforçou que o apoio do Sebrae/MS é fundamental para a realização da Semana do Hamburguer. “Contamos com o apoio do Sebrae para dar visibilidade a esse segmento tão importante para o setor de alimentação fora do lar”.
A Semana do Hambúrguer acontece até o dia 30 de maio e como forma de homenagear esses empreendimentos, a Abrasel no MS selecionou hamburguerias associadas que têm um case de sucesso bem legal para contar, ou que têm um hambúrguer exclusivo no seu cardápio, são elas: Safari Burger & Grill, Nabrasa Burger, O ChoriLoco Food Truck, Canto Bagual Seakhouse, Calf Burguer e Michellis Burger.
Durante a semana, a entidade irá publicar vídeos contando essas histórias, siga a Abrasel no MS nas redes para conhecer um pouco mais e, nessa semana, quando você for numa hamburgueria, não esqueça de fazer uma foto e marcar o estabelecimento e a @abraselms
Algumas curiosidades sobre o hambúrguer:
• Apesar de já ter sido uma comida típica alemã, hoje ele é um clássico da culinária americana.
• O livro dos Recordes registrou o maior hambúrguer do mundo, que pesava 1 164,2 quilos e foi feito em 9 de julho de 2017, na Alemanha.
• A rede de fast food McDonald ‘s vende mais de 75 hambúrgueres por segundo em todo o mundo.
• O chef holandês Diego Buik é o criador do hambúrguer mais caro do mundo, registrado no livro dos Recordes. Ele é servido no seu restaurante em Haia, feito com um brioche folhado a ouro, uma carne nobre (uma mistura de Wagyu e Black Angus), além de trufas brancas, caviar entre outros ingredientes e custa aproximadamente R$ 7,5 mil.