As altas temperaturas no Brasil exigem que o consumo de água aumente para evitar a desidratação e outras problemas relacionados ao calor, como fraqueza, tontura e boca seca. Se você não consegue atingir a quantidade ideal de água por dia, ou simplesmente não gosta de beber água, a água saborizada por ser a solução ideal para manter a hidratação neste período de calor extremo.
Em participação no É de Casa, a médica Denize Ornelas conta que saborizar a água com alimentos refrescantes, como hortelã e limão, ajuda a aumentar a ingestão de água. A profissional também diz que suco não é a melhor opção para hidratar no verão.
“O suco não é uma boa opção [para hidratar] porque tem muito açúcar. Vai fazer com que a gente tenha a sensação depois, na boca, de continuar meio ‘pegada’. Quando a gente faz uma água saborizada e coloca coisas mais refrescantes – como hortelã, limão, rodela de pepino e rodela de laranja – facilita a gente ter uma quantidade maior de água durante o dia para tomar.”
Água saborizada com frutas e ervas é aliada para quem tem dificuldade em beber água — Foto: Reprodução da Internet
Mas, se você não dispensa o suco, a médica sugere colocar mais água para ter uma maior hidratação. “Quanto mais água no suco, melhor ele fica. A gente chamava de refresco quando era criança. O refresco ajuda na ingesta de água.”
Você também pode utilizar sachês de chá em água gelada para facilitar a hidratação durante o dia. “Não precisa fazer o chá quente. Você pode utilizar o chá gelado para consumir com mais facilidade.”
Fonte: Globo