O feijão é uma leguminosa muito consumida pelos brasileiros: com o arroz, ele forma uma dupla infalível! Grãos nascidos em vagens, as leguminosas são ricas em fibras e têm alto poder de saciedade: feijões, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas e outros tipos fazem muito bem à saúde.
Na hora do preparo do feijão e das leguminosas em geral, um passo importante é deixar os grãos de molho. Talvez você já faça isso em casa, mas desconheça o motivo. O Receitas conversou com a nutricionista Julia Marques, que explicou por que deixar o feijão de molho antes de cozinhar. Confira!
Por que deixar o feijão e demais leguminosas de molho antes de cozinhá-los
As leguminosas são alimentos muito saudáveis, mas talvez você já tenha sentido algum desconforto abdominal depois de consumi-las, e existe um motivo para isso: “As leguminosas possuem fatores antinutricionais que causam gases, distensão abdominal e outros sintomas gastrointestinais”, explica Julia. Por isso, é fundamental realizar o remolho das leguminosas antes de seu preparo, como afirma a nutricionista: “Ao realizarmos o remolho, retiramos esses fatores a fim de reduzir sintomas e aumentar o teor nutritivo dessas preparações”.
Veja o chef Rodrigo Oliveira, em participação no Mais Você, falando sobre a importância de deixar o feijão de molho antes do cozimento:
Como fazer o remolho das leguminosas
- Para fazer o remolho, lave as leguminosas em água corrente e escorra.
- Coloque-as em uma tigela, despeje água (o dobro da quantidade de leguminosa) e deixe descansar de 8 a 12 horas.
- Durante esse período, troque a água uma vez.
Segundo a nutricionista Julia Marques, algumas pessoas ainda podem sentir desconforto ao consumir leguminosas, mesmo fazendo o processo de remolho: “É importante salientar que algumas pessoas possuem dificuldade de digestão desses alimentos e isso não significa que não é possível consumi-los mais. Precisamos retirar esses alimentos temporariamente, tratar o intestino e retomar o consumo aos poucos. Procure sempre um profissional para orientação”.
Fonte: Globo