Com o tema “Comer e votar: é só começar”, a edição de 2025 convida os estabelecimentos a refletirem sobre o papel da alimentação como um ato de escolha consciente, seja na hora de montar o prato ou de valorizar ingredientes, produtores e práticas sustentáveis.
O presidente da Abrasel no MS, João Francisco Fornari Denardi, destacou a excelência do concurso. “É uma grande vitrine para os restaurantes que usam esse modelo que é muito procurado pelos consumidores. Nacionalmente, ‘O Quilo é Nosso’ já está em sua 9ª edição e o sucesso é tanto que decidimos trazer pela primeira vez para nosso Estado, haja vista a qualidade dos restaurantes a quilo que temos aqui”.
O concurso ‘O Quilo é Nosso’ acontece em três etapas, sendo que na primeira fase, de 16 a 26 de setembro, os restaurantes inscritos serão avaliados pelo público e por um júri técnico local. Na segunda fase, os vencedores regionais seguem para a etapa estadual, entre 1º e 10 de outubro, onde um júri especializado escolhe os representantes de cada estado para a grande final nacional.
Os melhores do país disputarão o título durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo, realizado na capital paulista, em data a ser definida.
O modelo de negócio de alimentação por quilo foi criado em Belo Horizonte, nos anos 1980, se consolidando como uma solução prática e democrática para a alimentação fora de casa e hoje faz parte da rotina de milhões de pessoas. Desde 2017, ‘O Quilo é Nosso’ busca valorizar esse formato tradicionalmente brasileiro, estimulando a criatividade dos chefs e fortalecendo os negócios do setor.
Mais que uma competição gastronômica, O Quilo é Nosso é uma vitrine de alcance nacional. José Tavares, campeão da última edição com o restaurante Framboá (PB), destaca como o concurso foi transformador para seu negócio. “Desde o começo da competição, o meu prato foi muito elogiado. Divulgamos bastante, recebemos muitos comentários positivos e estar na final foi uma alegria imensa. Misturamos o doce, o salgado e o crocante para representar bem a nossa terra. Levamos esse prato com emoção, e ele foi abraçado pelo público e pelos jurados”, relembra.
A conquista do título nacional é apenas uma das recompensas. Ao longo do concurso, os participantes ganham visibilidade em suas regiões, fortalecem o vínculo com os clientes e compartilham a essência da sua culinária com um público mais amplo. “A visibilidade foi enorme. Participar da final foi uma experiência que levaremos para sempre. Se você tem um prato especial, faça o seu melhor e venha se divertir. É uma oportunidade de representar bem o seu estado e levar um pouco da sua história para o Brasil inteiro”, finaliza o empreendedor.
Serviço
O concurso gastronômico ‘O Quilo é Nosso’ tem a realização da Abrasel e conta com o patrocínio da Coca-Cola Brasil, Pluxee, Rational e Caixa. Além do apoio de Nogueira Brinquedos e a parceria do Mundo Mesa.
As inscrições seguem até o dia 21 de agosto e os interessados podem inscrever seus estabelecimentos no site. A 1ª fase vai de 16 a 26 de setembro e a 2ª fase acontecerá de 1 a 10 de outubro. A final terá a data definida e posteriormente divulgada.
E para quem não é associado Abrasel no MS, e quer participar do concurso, procure a entidade pelas redes sociais @abraselms, email relacionamentoms@abrasel.com ou pelo 99221-5808 (whats e ligação).
Inscrições: www.oquiloenosso.com.br