O limão é rico em vitamina C, fonte de minerais (ferro, magnésio e fósforo) e possui antioxidantes que reduzem o envelhecimento precoce. Além do mais, a casca da fruta é rica em óleos essenciais que são benéficos para a nossa saúde.
Em participação no programa É de Casa, o nutricionista Saulo Gonçalves lista outros benefícios do limão para a saúde. Confira quais são eles e inclua a fruta na sua alimentação!
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2025/d/i/zy0L9eTOGrIgbavZ1LnQ/beneficios-do-limao.jpg)
Benefícios do limão: 4 motivos para incluir a fruta na rotina — Foto: Globo
1) Melhora a imunidade
O limão contribui para o aumento da imunidade do nosso organismo por ser fonte de vitamina C – nutriente que combate infecções e fortalece o sistema imunológico. A sugestão do nutricionista é consumir a fruta junto com a casca no preparo de chás, por exemplo.
2) Ajuda a perder peso
Beber água com limão em jejum favorece o emagrecimento, mas o especialista em alimentação avisa que apenas esse hábito não é a ‘salvação da lavoura’.
“O emagrecimento é multifatorial. A gente tem que melhorar o estilo de vida, melhorar a alimentação, [praticar] atividade física, [ter] sono de qualidade. O shot de limão vai contribuir para a sua saúde. Consequentemente, vai ajudar no emagrecimento. Tem seus benefícios, mas não é exclusivamente responsável pelo emagrecimento”, explica Saulo Gonçalves.
3) Fruta ajuda na absorção do ferro
A vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo. A dica do nutricionista é colocar o limão por cima do prato de salada ou de feijão ou leguminosas em geral. Outra opção sugerida pelo nutricionista Saulo Gonçalves é tomar um shot de limão após as refeições.
4) Combate enjoos
Por ser fonte de ácido fólico, o limão alivia a sensação de enjoo. Pode ser consumido como sucos e também pode ser incluído no preparo de geladinho, dindin e sacolé – depende da região do Brasil em você mora.
Caso você tenha gastrite, problemas renais ou outro desconforto, procure orientação nutricional e médica antes de incluir o limão no seu cardápio.
Fonte: Globo