Com a chegada do verão, é hora de aproveitar o que a estação tem de melhor, inclusive no cardápio. Entre as estrelas dessa temporada, as framboesas se destacam como uma opção deliciosa e cheia de benefícios para a saúde. Conversamos com a nutricionista e coordenadora da UNINASSAU Boa Viagem, Jussara Pessoa (@prof.jussarapessoa) para conhecermos os benefícios da framboesa. Veja!
Os principais nutrientes encontrados na framboesa
A framboesa é considerada uma superfruta e rica em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais que auxiliam nas funções do corpo. Seu consumo regular contribui para a saúde cardiovascular, melhora a digestão, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e protege as células contra danos causados por radicais livres.
A fruta é rica em vitaminas, como a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, a vitamina K, que auxilia na saúde óssea e na coagulação, e algumas vitaminas do complexo B. Também contém minerais como manganês, magnésio, ferro e potássio. É rica em fibras, que contribuem para a saúde intestinal e o controle glicêmico, além de antioxidantes, que protegem contra o envelhecimento precoce e doenças crônicas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2024/1/O/Skdsw4SbCH7fR1ozwMLQ/torta-de-chocolate-branco-e-framboesa.jpg)
Torta de chocolate branco e framboesa — Foto: Ana Maria Braga
Os benefícios da framboesa para o sistema imunológico
A alta concentração de vitamina C estimula a produção de células imunológicas, fortalecendo as defesas do corpo contra infecções. Os antioxidantes presentes na fruta, como os flavonoides, combatem o estresse oxidativo, reduzindo inflamações que podem enfraquecer o sistema imunológico.
A framboesa auxilia no controle do peso e beneficia a saúde da pele e do cabelo
A framboesa é uma aliada no controle de peso devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de fibras, que promovem saciedade e ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo picos de insulina e o acúmulo de gordura. Seus compostos bioativos também podem estimular o metabolismo.
Além disso, a fruta protege a pele e o cabelo. Seus antioxidantes combatem danos causados pelos raios UV e o envelhecimento precoce, enquanto a vitamina C estimula a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e fortalecendo os cabelos. A presença de biotina e outros antioxidantes previne a quebra e o ressecamento dos fios.
Desvendando alguns mitos sobre a framboesa
❌ Framboesas têm alto teor de açúcar e devem ser evitadas por diabéticos
Apesar de doces, as framboesas possuem baixo índice glicêmico e são ricas em fibras, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
❌ Apenas framboesas frescas são saudáveis
As framboesas congeladas e desidratadas ainda oferecem muitos benefícios, desde que consumidas sem aditivos.
❌ Framboesas não têm propriedades medicinais
Os seus compostos antioxidantes e anti-inflamatórios podem ajudar a prevenir diversas doenças crônicas.
Fonte: Globo