Tâmara: conheça os benefícios, cuidados no consumo e como armazenar

As tâmaras são associadas nas festas de fim ano como símbolo de celebração e sorte. Embora muitas pessoas as consumam de maneira casual nas confraternizações dessa época, pouco se sabe sobre os diversos benefícios nutricionais que elas oferecem.

 

Conversamos com o nutricionista e professor do curso de Nutrição da UNINASSAU Olinda, Flávio Albuquerque para conhecermos os benefícios da tâmaraConfira!

 

 

O que é tâmara?

A tâmara é uma fruta naturalmente adocicada, que pode ser consumida in natura, seca ou cristalizada. Além disso, é um excelente ingrediente para diversas receitas, como doces, bolos, vitaminas, bebidas, sobremesas e até alguns pratos salgados. Por ser uma fruta, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, além de conter fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

 

 

Tâmara recheada com nozes e gorgonzola — Foto: Ana Maria Braga

 

 

Quais os benefícios da tâmara?

A tâmara é rica em nutrientes, como vitaminas, minerais e compostos bioativos, que favorecem a imunidade, promovem o rejuvenescimento e aumentam a disposição. Por conter carboidratos, auxilia na produção de energia celular, além de contribuir para a saúde da pele, do cérebro e do coração, e ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim.

 

 

Delícia de tâmara e chocolate do Alma de Cozinheira — Foto: Globo

Quem tem diabete pode comer tâmara?

Indivíduos diabéticos devem ter cautela no consumo dessa fruta, pois ela possui uma alta quantidade de açúcar. No entanto, com o acompanhamento de um nutricionista, é possível ajustar seu consumo de forma segura.

 

E qual seria a quantidade ideal? De modo geral, a porção de 6 tâmaras por dia é suficiente, conforme apontam diferentes estudos. A fruta pode ser encontrada em estabelecimentos que vendem produtos naturais, tanto na versão com caroço quanto sem caroço, sem que isso interfira em sua composição nutricional.

 

 

Fonte: Globo