O magnésio é um mineral essencial para o bom funcionamento do corpo, ajudando na saúde dos músculos, nervos e até no combate ao estresse. Felizmente, ele está presente em diversos alimentos saborosos e fáceis de incluir na rotina.
O blog do Receitas conversou com Mayara Cristina, nutricionista e tutora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual, e Ana Josefina Diniz, nutricionista e preceptora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), para listar os melhores aliados para manter os níveis de magnésio em dia e aproveitar os benefícios para a saúde. Veja!
Sementes de abóbora: ótima opção de lanche para quem precisa de um aumento de magnésio e quer substituir o biscoito. Uma porção de 28 gramas fornece cerca de 150 miligramas deste mineral (sem mencionar gorduras saudáveis e proteínas).
- Amêndoas:além de saborosas, as amêndoas são ricas em magnésio (77 miligramas em 28 gramas), gorduras saudáveis e fibras. Petisque isso para acalmar a fome e beneficiar sua saúde.
- Espinafre: esta verdura é uma verdadeira joia! Uma xícara cozida de espinafre contém 157 miligramas de magnésio, vitaminas, ferro e fibra.
- Feijão preto:alimento básico em nossa dieta, o feijão preto tem 120 miligramas de magnésio por xícara, proteína e outros micronutrientes. Conhece aquele prato fácil de feijão? Adicione alho, cebola e folhas de louro, e ficará super delicioso.
- Quinoa:esse grão multifuncional é ótimo para quem precisa de magnésio (118 miligramas por xícara), proteínas e fibras. É ótimo em saladas, acompanhamentos e até receitas doces. Pode ser adicionado em uma salada e torná-la ainda mais saudável.
- Cavala:rica em ômega-3, a cavala também contém magnésio (30 miligramas por 100 gramas). Perfeita para quem quer apoiar a saúde do coração e o bem-estar geral.
- Sementes de chia:a chia é uma boa fonte de magnésio (335 miligramas em 100 gramas), fibras e ômega-3 em geral. Elas podem ser adicionadas a iogurtes, smoothies e até em receitas de pães.
- Soja:esse grão fornece magnésio, juntamente com muitos outros minerais essenciais. Você pode consumi-lo como tofu, leite de soja, edamame, entre outros. Sabe aquele hambúrguer que você conhece bem? Faça um de soja e terá uma refeição saborosa e saudável.
- Tucumã:esse fruto amazônico é rico em magnésio (121 miligramas por 100 gramas), fibras e vitaminas. Um deleite para quem busca um sabor exótico com muitos nutrientes.
- Salsa crua:ela contém 698 miligramas de magnésio a cada 100 gramas e é uma excelente fonte de vitamina C, ferro e vitamina A, contribuindo para a saúde cardiovascular, o fortalecimento da imunidade e a redução da celulite.
- Cebola crua:a cebola contém 404 miligramas de magnésio a cada 100 gramas, além de ser rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, contribuindo para a saúde cardiovascular e o fortalecimento do sistema imunológico.
- Coentro:com 393 miligramas de magnésio a cada 100 gramas, o coentro é uma ótima fonte de vitamina C, ferro e vitamina A, contribuindo para a saúde cardiovascular e o fortalecimento da imunidade.
- Castanha-do-Brasil crua: importante para a saúde vascular e cerebral, a castanha contém ômega 3, selênio e vitamina E, e tem 332 miligramas de magnésio em 140 gramas.
Combinação perfeita
A nutricionista Mayara Cristina também traz uma dica de ouro: combinar esses alimentos com fontes de vitamina D, como peixes gordurosos, ovos ou até mesmo a exposição ao sol. Essa combinação ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio, promovendo a saúde óssea.
A vitamina D e o magnésio atuam juntos no organismo, auxiliando na absorção do cálcio e na manutenção da saúde óssea. No entanto, cada corpo tem necessidades diferentes de magnésio, por isso é essencial consultar um nutricionista para orientações personalizadas.
Fonte: Globo