A volta às aulas é sempre um período de adaptação da rotina, tanto para as crianças quanto para os pais.
O momento envolve a compra de materiais e uniformes, o transporte e a alimentação, inclusive as famosas lancheiras devem ser preparadas todos os dias.
Para ajudar os pais ou responsáveis, o Alimente-se Bem separou algumas dicas a fim de tornar a tarefa mais fácil, prática e saudável.
1. Prefira alimentos in natura
Higienize as frutas antes de colocar na lancheira
Esses alimentos garantem à criança uma refeição adequada em relação ao ganho de vitaminas, minerais e fibras.
No entanto, os alimentos ultraprocessados como biscoitos, salgadinhos, sucos de caixinha e refrigerantes possuem grande quantidade de açúcar, sal, gordura e corantes. Assim, algumas crianças podem ter reações alérgicas e outros problemas de saúde.
Uma boa escolha são as frutas e algumas delas podem ser consumidas de maneira prática, como banana, maçã, uva, pera e pêssego. Já outras, como abacaxi, melão e manga precisam ser cortadas com antecedência.
A seguir, veja uma proposta de montagem de lancheira saudável e prática:
2. Inclua a criança
Preparar a lancheira juntos pode ser uma oportunidade de aumentar as habilidades manuais e gerar senso de responsabilidade na criança, bem como a curiosidade e a vontade de experimentar os alimentos na hora do lanche. Esse processo pode ser feito de várias formas compatíveis com a idade da criança:
Preparar a lancheira juntos proporciona um momento lúdico
Envolvê-la em alguma preparação culinária, por exemplo o patê para passar no pão;
Estimular a colocar os alimentos na lancheira e tirá-los, quando chegar da escola, caso sobre;
Conversar sobre a aceitação da preparação. Ela gostou dos alimentos? Como foi a hora do lanche?
Permitir que a criança escolha o lanche, mas a ideia é mostrar dois alimentos saudáveis, do mesmo grupo de alimentos. Por exemplo: você prefere levar maçã ou banana?
3. Cuidado com as porções
As porções devem ser compatíveis com a idade e o apetite da criança, para que ela se sinta saciada ao realizar atividades como brincar e estudar.
Uma dica é observar a quantidade de alimentos que retorna na lancheira. Se ela voltar vazia, pergunte à criança se é necessário enviar mais.
É importante que os alimentos estejam conservados e seguros no momento do consumo. Uma opção é colocá-los em lancheiras térmicas, gelos recicláveis e potes com vedação adequada. A higienização da lancheira deve ser feita diariamente.Para inspirar, o Alimente-se Bem preparou uma sugestão de cardápio semanal*. Confira!