Consumido amplamente na culinária asiática, o shoyu é um molho rico em sódio que confere sabor intenso aos pratos, mas também pode impactar o equilíbrio de líquidos no corpo. Muitas pessoas acreditam que é necessário beber mais água após consumir alimentos preparados com esse ingrediente. Mas será que isso é verdade?
Conversamos com Daniela Meira, nutricionista e produtora de culinária do Mais Você, para nos responder. Confira!
É mito ou verdade?
Consumido em excesso, o shoyu pode causar retenção de líquidos ou aumentar a sensação de sede. Beber água ajuda a manter o corpo hidratado e auxilia na diluição do sódio no organismo, mas não “anula” o excesso ingerido na alimentação.
O sódio adquirido na refeição será eliminado pelos rins em seu ritmo natural, desde que estejam saudáveis. No entanto, existem maneiras de equilibrar o consumo de shoyu. Confira!
- Use a versão light: tem cerca de 40% menos sódio.
- Moderação é chave: evite mergulhar os alimentos no shoyu, use pequenas quantidades.
- Hidrate-se ao longo do dia: não somente após a refeição, mas sim de forma constante, para ajudar os rins a trabalharem.
- Inclua alimentos ricos em potássio: frutas como banana, abacate e laranja ajudam no equilíbrio de eletrólitos.
Ou seja, não é necessário exagerar no consumo de água após ingerir shoyu, pois isso não reduzirá os efeitos do sódio no organismo. O segredo está em manter uma boa hidratação diária, que ajuda a equilibrar o corpo naturalmente nesse processo.
Fonte: Globo