Chá verde com especiarias acelera metabolismo e melhora saúde do coração: saiba como consumir

chá verde se tornou queridinho de muita gente por conta de suas propriedades benéficas, que previnem o envelhecimento precoce, por exemplo. Uma boa dica para potencializar os efeitos da bebida é fazer um chá verde com especiarias, acrescentando canelacardamomo e gengibre.

 

 

“Esse chá é rico em cafeína, fotoquímicos, vitaminas e minerais que aceleram o metabolismo, combatem a retenção de líquidos, proporcionam saúde do coraçãoajudam a baixar o colesterol, melhoram a imunidade. É rico em theanina, que tem efeito tranquilizante, afastando os sintomas de depressão”, explica Renata Branco, nutricionista clínica e esportiva.

 

 

“O consumo de chá verde pode melhorar a função dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial. Os compostos do chá verde também podem ter um efeito anticoagulante leve, que ajuda a prevenir coágulos que poderiam provocar ataques cardíacos ou derrames”, acrescenta a especialista em alimentação.

 

 

Como o chá verde ajuda na saúde do coração

De acordo com Renata Branco, as catequinas presentes no chá verde têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, fundamentais para proteger os vasos sanguíneos e prevenir a oxidação do colesterol LDL (o colesterol ruim), um fator chave para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

 

Mas não é só isso. A vitamina C dos limões também é um antioxidante que pode melhorar a saúde cardiovascular e ajudar na absorção das catequinas. Já a canela, o cardamomo e o gengibre possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem auxiliar na redução da pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, conforme esclarece a nutricionista.

 

 

 

Como consumir o chá verde com especiarias

O consumo diário de chá verde com especiarias é considerado seguro para a maioria das pessoas em quantidades moderadas: cerca de 2 a 3 xícaras por dia. “Pode-se beber mais de uma vez por dia, mas é fundamental moderar a ingestão total de cafeína, especialmente se você consumir outras fontes de cafeína ao longo do dia”, acrescenta a especialista.

 

 

Contudo, ela sugere: “Caso esteja tomando medicamentos ou possui condições de saúde específicas, é importante consultar um médico, pois o chá verde pode interagir com certos medicamentos.”

 

 

Outra recomendação da nutricionista é evitar tomar o chá à noite: “Por mais que tenha theanina, que vai auxiliar no relaxamento, ele tem tem cafeína, então, evite tomar à noite. Além de poder tirar seu sono, o chá verde também é diurético e você pode acordar mais vezes para ir ao banheiro”.

 

 

Como fazer o chá verde com especiarias

Ao Receitas, a nutricionista Renata Branco ensina o passo a passo do chá verde com especiarias. Confira:

 

 

Ingredientes

 

 

Chá verde com especiarias

 

 

  • 2 colheres de sopa de chá verde

 

  • 1 colher de sopa de canela em pau , cardamomo e gengibre desidratado

 

  • 2 limões cortados em rodelas

 

  • 1 litro de água

 

 

Modo de Preparo

 

 

Chá verde com especiarias

 

 

  1. 1Acrescente os ingredientes em 1 litro de água fervida e deixe em infusão por 10 minutos junto com as rodelas de limão. Retire a erva e beba.

 

 

Fonte: Globo