Apesar de toda a guerra subjetiva a respeito da uva-passa, seus benefícios são inegáveis. Para esclarecer um pouco mais sobre curiosidades que rondam o universo deste polêmico ingrediente, conversamos com Clara Amélia, estudante de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe, que explica todos os benefícios da uva-passa: consumir a fruta engorda? Ela tem muitas calorias? Faz bem para a saúde? Veja tudo a seguir!
O que é uva-passa?
“A uva-passa nada mais é do que aquela uva que nós já conhecemos, aquela que encontramos no supermercado, que passou por um processo de desidratação. Ou seja, ela perdeu água, perdeu o volume e concentrou seus nutrientes, o que dá esse sabor mais adocicado”.
Uva-passa faz bem para o intestino?
“Ela continua sendo uma fruta riquíssima em fibras, tanto solúveis, quanto insolúveis, o que auxilia para um bom funcionamento intestinal, é rica em prebióticos, que contribuem para a manutenção de uma boa microbiota intestinal, que, consequentemente, auxilia na absorção de nutrientes e é uma ótima alternativa para quem sofre de constipação intestinal”.
Uva-passa tem muitas calorias?
“Elas possuem o mesmo teor calórico do que as uvas in natura. Por elas terem um volume menor e pesarem menos, a gente acaba perdendo a mão na quantidade […]. A gente acaba consumindo a mais, e esse consumo excessivo gera, sim, calorias extras no nosso dia. Logo, a recomendação, é que consuma com moderação”.
Uva-passa engorda?
“Nem a uva-passa, nem um outro alimento tem o poder de engordar. Até porque o engordar, o sobrepeso, a obesidade, se dão devido a diversos fatores: ambientais, sociais e psicológicos, que contribuem para que você acabe comendo mais e ganhando peso. Mas, a uva-passa, de forma isolada, não vai te fazer engordar. O excesso deste tipo de alimento, por um longo período de tempo, pode contribuir para o ganho de peso”.
Quais os benefícios gerais do consumo da uva-passa?
“Por concentrarem carboidratos, as uvas-passas possuem o poder de adoçar receitas sem utilizar açúcar. Então, são ótimos complementos de lanches, possuem efeito sacietógeno, ou seja, geram mais saciedade […], dão mais energia para o dia a dia, para exercícios físicos. A fruta ainda contribui com vitaminas e minerais que auxiliam no sistema imunológico. As fibras presentes nela, envolvem a manutenção adequada dos triglicerídeos, do colesterol, também conferindo efeito cardioprotetor. São ricas em flavonóides, em polifenóis e possuem propriedades antioxidantes”.
Porém, Clara Amélia é enfática ao avisar: “Lembre-se que nenhum alimento isolado faz milagre na nossa saúde, e, sim, uma alimentação e hábitos saudáveis como um todo”. Dito isso, é importante lembrar que cada pessoa tem particularidades diferentes da outra, por isso, procure sempre um nutricionista, nutrólogo, endocrinologista para acompanhar sua alimentação e cuidar da sua saúde!
Fonte: Globo