As fibras são importantíssimas para a saúde do nosso organismo. De acordo com a nutricionista Gabriela Kapim, as fibras estimulam a mastigação, previnem doenças, dão a sensação de saciedade, regulam o intestino, ajudam a controlar a glicemia e são fundamentais para a absorção de vitaminas e minerais. E sabe o que é melhor: elas são facilmente encontradas nos alimentos.
A nutricionista Daniela Meira (@dra_daniela_meira_nutri), do Mais Você, lista quais são os principais alimentos ricos em fibras solúveis (que formam um gel no trato digestivo, ajudando a regular o açúcar no sangue e a baixar o colesterol) e fibras insolúveis (que aumentam o volume das fezes e ajudam a prevenir a constipação). Vem aprender!
- Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha.
- Cereais integrais:aveia, arroz integral, quinoa, cevada.
- Oleaginosas e sementes:amêndoas, chia, linhaça, nozes.
- Frutas: abacate, maçã com casca, pera com casca, framboesa.
- Verduras e legumes:brócolis, cenoura, batata-doce, abóbora.
- Maçã com casca:rica em fibras solúveis e insolúveis.
- Pera com casca: alta quantidade de fibras e fácil de incorporar na dieta.
- Framboesa: excelente fonte de fibras solúveis.
- Abacate:rico em fibras e gorduras saudáveis.
- Laranja: além das fibras, é uma ótima fonte de vitamina C.
Cuidado com a falta de fibras
A falta de fibras no corpo pode causar sintomas indesejados, como constipação frequente, inchaço, gases, fezes irregulares, sensação de saciedade reduzida, dificuldade em manter o peso, aumento dos níveis de colesterol e problemas de açúcar no sangue. Portanto, fique alerta!
“Se você identificar esses sinais e sintomas, pode ser útil manter um diário alimentar para monitorar sua ingestão de fibras. Além disso, consulte um nutricionista para uma avaliação mais detalhada e recomendações personalizadas. Aumente a ingestão de fibras gradualmente para evitar desconfortos digestivos, permitindo que seu corpo se adapte ao novo nível de fibras na dieta”, encerra a nutricionista Daniela Meira.
Fonte: Globo