Abrasel no MS homenageia os profissionais que brilham nas cozinhas

 

 

20 de outubro é o dia internacional do chef de cozinha e para homenagear esses profissionais de excelência, a Abrasel no MS realiza a ação pocket Semana do chef de cozinha, com apoio do Sebrae, produzindo e publicando vídeos com os chefs Junior Vasconcelos, do D’Casa Restaurante, André Nardo, do Divino Prato e Paolla Fernandes do Funky Fresh.

 

O presidente da Abrasel no MS, João Francisco Denardi, lembrou que ser chef vai muito além de criar pratos. “Além do talento culinário, o chef precisa entender de gestão, liderança, nutrição e inovação, por isso essa profissão é tão valorizada e perseguida por quem trabalha nas cozinhas. Chegar ao cargo de chef é coroar todo o esforço e dedicação pela profissão e isso, com certeza, merece ser homenageado. E, a ação pocket tem justamente essa finalidade, mostrar por meio de um vídeo profissional quem se destaca e se dedica a oferecer os melhores sabores e técnicas para os clientes”.

 

Paola Lani, executiva da Abrasel no MS, reforçou o apoio do Sebrae à ação pocket. “Nossa intenção é dar visibilidade para nossos associados, e o apoio do Sebrae é fundamental para entregarmos vídeos profissionais e que valorizam nossa culinária”.

 

Os vídeos serão compartilhados nas redes sociais da Abrasel no MS e dos estabelecimentos participantes. Acesse @abraselms

 

Chef de cozinha

 

O papel de chef de cozinha tem suas origens na Idade Média. De acordo com registros históricos, os grandes banquetes servidos para a nobreza eram elaborados por “cozinheiros reais”, que mantinham um status de privilégio dentro das cortes europeias. 

 

 

No século 19, o chef Georges-Auguste Escoffier atingiu status de celebridade ao reorganizar a brigada de cozinha do Hotel Savoy, em Londres. Após fazer carreira dentro do exército francês, o chef intensificou a eficiência das cozinhas profissionais, estabelecendo hierarquia dentro das estações de trabalho e melhorando a qualidade do serviço. Além disso, seu talento se estendia muito além da organização da cozinha, mas também era muito bem expresso na harmonização dos ingredientes e composição dos pratos.

 

Nos dias atuais, para ser um chef de cozinha, é preciso ter formação em gastronomia, que pode ser um curso técnico ou superior, além de adquirir experiência prática em cozinhas profissionais. É fundamental desenvolver habilidades culinárias, de gestão, liderança de equipe e planejamento de cardápios, e também ter noções de nutrição e segurança alimentar.