UFMS: Brinquedoteca da Cidade Universitária, na Capital, abre inscrições para atendimento a crianças de 2 a 10 anos

 

Estudantes, servidores e colaboradores já podem inscrever filhos ou crianças sob sua guarda para participar das atividades na Brinquedoteca da Cidade Universitária. Foram abertas sete turmas, para crianças de 2 a 10 anos. O cadastro deve ser feito pelo responsável, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. As inscrições seguem em fluxo contínuo até outubro e os interessados devem se cadastrar até o dia 20 de cada mês.

 

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, afirma que a unidade já atendeu, desde 2022, mais de 100 crianças. “O espaço foi concebido com o intuito de prover assistência aos estudantes, servidores e colaboradores que, em suas atividades laborais ou acadêmicas, se encontram na necessidade de trazer seus filhos e filhas para a Universidade em algum período. Nesse contexto, a Brinquedoteca se configura como um ambiente de brincadeiras, estimulando a criatividade e proporcionando momentos de aprendizado lúdico. Além disso, destaca-se como um espaço de formação para os nossos estudantes, propiciando oportunidades para a integração entre teoria e prática”, explica o pró-reitor. Nos próximos dias, devem ser lançados os editais para inscrição de crianças nos câmpus.

 

“O objetivo principal da Brinquedoteca é proporcionar atividades lúdicas para as crianças que frequentam esse espaço, desenvolver a cooperação entre elas, possibilitando um espaço para brincadeiras espontâneas, além de possibilitar aos acadêmicos monitores desse projeto os conhecimentos sobre a importância do brincar”, ressalta a diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milene Bartolomei Silva.

 

“São desenvolvidas várias atividades nesse espaço. Brincadeiras dirigidas, livres, espontâneas. Brincadeiras de jogos, de competição e de fantasia. Toda as atividades são planejadas. Uma vez por semana, todos os monitores sentam, estudam sobre infância, sobre a criança, brinquedos e brincadeiras. Planejam as atividades que vão desenvolver durante a semana seguinte com as crianças”, destaca Milene.

Serão oferecidas turmas com no máximo 20 crianças por período, até oito horas na semana. Crianças de 2 a 4 anos são atendidas nas terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. Já as de 5 a 7 anos, nas segundas e quartas-feiras, das 7h30 às 11h ou nas segundas-feiras, das 13h às 17h. As crianças com idade entre 8 a 10 anos, serão atendidas nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h ou nas quartas-feiras, das 13h às 17h. Também há turmas para o período noturno: nas segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h podem participar crianças de 5 a 7 anos; e nas terças e quintas-feiras, neste mesmo horário, crianças de 8 a 10 anos. Para oferecimento das turmas no período noturno, será necessário no mínimo 15 crianças inscritas.

 

As vagas serão preenchidas observando as seguintes proporções: 50% para filhos de estudantes, 30% de servidores e 20% de colaboradores terceirizados. Ainda, em cada turma, de acordo com a idade, uma vaga pelo menos será direcionada a criança com deficiência. Mais informações sobre o processo de inscrições podem ser obtidas aqui.

 

A Brinquedoteca é uma ação dos programas Se cuide, te amo: uma ação do coração da UFMS e Sou Mulher UFMS, desenvolvida entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a Faed e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Press

Brasil e Mundo

Cidades