A casca do abacaxi pode ser usada para fazer chá que, além de ser refrescante e saboroso, tem benefícios para a saúde. A nutricionista Evelyn Teles (@nutrievelynteless) explica que, entre eles, está a melhora da digestão dos alimentos, quando consumido após as refeições completas como almoço e jantar. “Isso se deve à presença da enzima bromelina, que atua na quebra de proteínas durante o processo digestivo”, afirmou.
Entre os outros benefícios do chá de casca de abacaxi citados pela profissional, estão: auxilia na diminuição de inchaço e distensão abdominal; atua no fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a reduzir a inflamação, pela presença da vitamina C e vitamina A.
Como fazer o chá de casca de abacaxi
- Antes de cortar o abacaxi, lave-o bem em água corrente e higienize preferencialmente usando uma escovinha. Se você puder, use um abacaxi orgânico quando for utilizar a casca para fazer o chá.
- A higienização da fruta deve ser feita com hipoclorito de sódio: 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para 500 mililitros de água. Deixe de molho por 15 minutos e depois lave bem.
- Corte o abacaxi, descasque e separe as cascas.
- Deixe ferver 1 litro e meio de água com a casca de 1 abacaxi por 10 minutos.
- Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 20 minutos.
- Coe e consuma quente ou gelado.
Recomendação de consumo e contraindicações do chá de casca de abacaxi
De acordo com Evelyn Teles, a recomendação de consumo é de 200 mililitros de chá após as refeições como almoço ou jantar. Para pessoas com doenças como gastrite, úlcera, refluxo ou para gestantes, o chá é contraindicado. “O abacaxi, por ser uma fruta ácida, precisa ser consumido de forma controlada, evitando possíveis intolerâncias alimentares ou alergias”, finaliza a nutricionista.
Fonte: Globo