As recentes ondas de calor pelo Brasil afora e as altas temperaturas têm feito muita gente aproveitar mais os dias de sol, praia e piscina. Contudo, o clima quente e seco do verão favorece à proliferação de fungos e bactérias nos alimentos. Por isso, a atenção ao conservar a comida no calor deve ser redobrada.
O blog do Receitas conversou com Larissa Mazocco, nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal, que esclareceu todas as dúvidas sobre como conservar a comida no calor. Uma das dicas é manter os alimentos refrigerados em uma temperatura abaixo de 5°C e guardá-los em recipientes herméticos para evitar contaminação. Confira a seguir:
O calor favorece a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos prontos?
Sim, o calor acelera o crescimento de fungos e bactérias nos alimentos prontos. Isso ocorre porque esses microrganismos se desenvolvem mais rapidamente em temperaturas ambientes mais elevadas, aumentando o risco de toxinfecção alimentar (doenças causadas pela ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas).
Como manter os alimentos bem conservados nesse calor extremo?
Mantenha os alimentos refrigerados em temperaturas seguras, idealmente abaixo de 5°C. Evite deixar alimentos cozidos em temperatura ambiente por mais de 2 horas. Armazene os alimentos em recipientes herméticos para evitar a contaminação. E, ao usar bolsas térmicas, coloque junto um gelo em gel para garantir que o alimento fique na temperatura correta.
A geladeira deve ficar na temperatura máxima nos dias mais quentes?
O refrigerador trabalha trocando calor com o ambiente, em dias mais quentes, o equipamento fará um esforço maior do que em dias mais frios e gastará mais energia. Não necessariamente na temperatura máxima, mas sim na temperatura ideal para refrigeração, que geralmente é entre 5°C e 10ºC para geladeiras de casa. Verifique se a geladeira possui um termômetro interno para monitorar a temperatura.
Quais alimentos podem ficar na despensa nesses dias de calorão?
Alimentos secos, como arroz, feijão, massas, grãos, biscoitos, enlatados, frutas secas e alimentos desidratados podem ser armazenados na despensa, mas certifique-se de que a despensa esteja fresca, seca e bem ventilada.
A comida pronta pode ficar em cima do fogão por muito tempo ou estraga mais rápido?
A comida pronta estraga mais rápido se ficar em cima do fogão por muito tempo, especialmente em dias quentes, pois a tampa da panela não é hermética. O ideal é armazenar essa comida em potes de vidro com tampa e refrigerar a comida pronta assim que esfriar, em até 2 horas após o preparo.
Quais cuidados devemos ter nessa época de verão pra não estragar os alimentos?
- Evite fazer compras em excesso para não ter que armazenar grandes quantidades de alimentos perecíveis.
- Verifique a data de validade dos alimentos antes de comprá-los e consumi-los.
- Não descongele alimentos em temperatura ambiente; utilize a geladeira ou o micro-ondas.
- Dê preferência para alimentos frescos, preparados no mesmo dia e escolha locais que você confie.
Fonte: Globo