Queridinho de muita gente e destaque na Páscoa, o chocolate, quando consumido de maneira equilibrada, pode trazer benefícios para a saúde, como a melhora do foco e do cansaço. Mas você sabe como escolher um chocolate de boa qualidade na hora de comprá-lo? Fernanda Marques, nutricionista esportiva e funcional, ensina cinco dicas simples. Assista ao vídeo completo e confira mais detalhes a seguir!
1) Quantidade de cacau
Na embalagem você consegue ver o a quantidade de cacau presente em cada chocolate. Essa informação é interessante para saber o volume e o teor de antioxidante que ele vai ter. “Os chocolates acima de 50% já são uma boa alternativa. Acima de 70%, melhor ainda”, indica a especialista em alimentação.
2) Quantidade de açúcar
Na lista de ingredientes também é necessário observar a quantidade de açúcar presente no chocolate que você está comprando. Verifique se ele contém açúcar – de coco, mascavo ou demerara – ou algum tipo de adoçante. Se o adoçante for natural (como stevia ou xilitol), é ainda melhor.
3) Lista de ingredientes
Ler os ingredientes do chocolate e de tudo o que nós compramos é essencial para saber o que realmente estamos levando para casa.
No caso do chocolate, Fernanda Marques explica que os ingredientes básicos dele são massa de cacau, manteiga de cacau e uma opção para adoçar. “Se tiver muito mais do que isso, provavelmente vai ser um chocolate com muitas coisas adicionadas”, pontua a nutricionista.
4) Massa de cacau
A massa de cacau é a principal matéria-prima para a fabricação de um chocolate preto. Por isso, o ideal é que ela seja o primeiro ingrediente da lista. Caso esse não seja o ingrediente principal, o próprio cacau deve estar presente.
5) Quantidade de gordura
Na teoria, apenas a manteiga de cacau é necessária para a produção de um chocolate. Contudo, algumas marcas adicionam gordura hidrogenada, leite e outras opções.
Todas essas dicas simples e fáceis para escolher um chocolate de boa qualidade valem para o chocolate ao leite, meio amargo e amargo.
Fonte: Globo