Sou de Algodão celebra 1.500 marcas parceiras; iniciativa da Abrapa atrai empresas de pequeno, médio e grande portes

 

“Iniciamos 2024 com um fato histórico para Sou de Algodão: 1.500 marcas parceiras ligadas a uma iniciativa que valoriza a fibra nacional e que transforma o consumo da moda no Brasil”. Com essas palavras, o presidente da Abrapa,  Alexandre Pedro Schenkel, comemora a quantidade de empresas que se juntaram ao movimento para uma produção mais responsável de peças dos mais diversos segmentos.

 

Lançado em 2016, no São Paulo Fashion Week, o movimento tem o objetivo de unir a cadeia produtiva para tornar o uso da fibra natural cada vez mais presente na moda brasileira. Um ano depois, em 2017, começou a atrair grandes parceiros que utilizam e estimulam a aplicação de algodão em diferentes áreas. Entre a lista de marcas ligadas à iniciativa, é possível citar nomes como Renner, C&A, Riachuelo, Reserva, Malwee e outras grandes varejistas. Os estilistas, Rober Dognani, Ellias Kaleb, João Pimenta, Heloisa Faria e vários talentos das passarelas também estão unidos na democratização do algodão.

 

O impacto de Sou de Algodão na moda brasileira atrai também marcas de pequeno e médio portes. No movimento, mais de 85% dos parceiros são microempresas ou MEIs, que estimulam o consumo do algodão em diversas localidades do país, com destaque para artesanatos e produtos personalizados. E para incentivar o empreendedor a atender as demandas de mercado, o movimento e o Sebrae-SP fecharam, em 2022, uma parceria de capacitação para os pequenos negócios terem sustentabilidade em suas atividades. No primeiro ano, foram realizados 10 encontros e mais de 50 marcas participaram do projeto.

 

“Precisamos ressaltar que fazer parte do movimento Sou de Algodão abre portas para inúmeras possibilidades e parcerias às marcas de todos os tamanhos. Ao longo do ano realizamos várias atividades que permitem conexões de negócios e expansão em toda a cadeia produtiva relacionada ao algodão. Dos encontros com universidades parceiras até as semanas de moda, existe um universo de oportunidades para crescimento e incentivo do uso da nossa fibra”, destaca Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento.

 

Perfil das marcas parceiras

 

Analisando os setores, a fibra natural está presente em diversos segmentos do mercado da moda, incluindo 1.113 confecções, 199 marcas de acessórios e artesanato, 44 tecelagens, 31 malharias, 29 empresas de produtos personalizados, 27 fiações, 22 private label, nove de serviços, oito lojas de tecidos, sete do varejo, seis que vendem produtos para pets, três marcas de etiquetas e dois brechós.

 

Dentro do segmento de confecções, o maior grupo, há subsegmentos como produtos infantis, com 305 marcas, moda feminina (261), masculina/feminina (193), masculina (93), íntima (60) e casa (44). Cerca de 70 marcas agênero também estão presentes, além de 62 de pijamas, nove de uniformes, oito que vendem fitness e cinco de beachwear. Destaca-se um crescimento de 25,9% em 13 meses, com a entrada de oito fiações, sete malharias e três tecelagens, em 2023.

 

A regionalização é uma característica marcante das parcerias do Sou de Algodão, com São Paulo liderando e representando 34,4% do total, seguido por Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. A distribuição por região mantém essa tendência, com o sudeste em primeiro lugar (52% do total), seguido pelo sul, nordeste, centro-oeste e norte.

 

Os estudantes de moda

 

Além das marcas, fornecedores e estilistas, o movimento busca atingir o futuro do mercado da moda: os estudantes. Para isso, promove o Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, que tem como objetivo dar oportunidade para os estudantes de moda e design mostrarem toda sua criatividade.

 

A Casa de Criadores foi escolhida para realizar o concurso, porque é uma plataforma de moda autoral, onde a visão é expressada de diferentes formas por cada criador, trazendo inovações para o cenário da indústria e reflexões para a mídia, para a crítica e influenciadores. É reconhecida como um evento de vanguarda, com respeito à diversidade e à pluralidade de públicos.

 

Em 2023, lançou o 3º Desafio e tem expectativas de atingir mais de 500 inscrições, 75 semifinalistas e 10 finalistas, sendo premiados em novembro de 2024, na 55ª edição da Casa de Criadores. No acumulado, de todas as edições, já são mais de 800 inscritos, mais de 300 instituições de ensino envolvidas e quatro novos talentos revelados (Mateus Cardoso, Dario Mittmann, Rodrigo Evangelista e Guilherme Dutra).

 

O Programa SouABR

 

Inédito no Brasil e referência para o mundo da fibra, o movimento Sou de Algodão lançou, em 2021, o programa SouABR, a primeira plataforma de rastreabilidade em larga escala da cadeia têxtil nacional, que permite percorrer o caminho  do algodão desde a propriedade de origem, com a garantia da certificação ABR, passando por toda cadeia têxtil até o produto nos pontos de venda. Tudo isso registrado com a tecnologia Blockchain, preservando a autenticidade das informações. Todas as peças rastreáveis do SouABR usam, no mínimo, 70% de algodão em sua composição, sendo que 100% dessa fibra natural presente no produto tem certificação socioambiental.

 

Atualmente, SouABR conta com 50 fazendas, 44 produtores, quatro tecelagens, uma malharia, três fiações, seis confecções e cinco varejistas: Reserva, C&A, Renner, Almagrino e Youcom. Todos parceiros do movimento Sou de Algodão, trazendo ao consumidor uma moda mais transparente, agregando valor às marcas e seus respectivos fornecedores.

 

Formas do algodão chegar até o consumidor final

 

Para ampliar e facilitar o acesso a produtos feitos com algodão, em parceria com o Mercado Livre, o movimento lançou uma loja oficial, exclusivamente para anúncios de produtos com, pelo menos, 70% de algodão na composição, das marcas parceiras.

 

 

Silmara diz que a novidade conta com 16 empresas, mas o objetivo é convidar mais marcas parceiras, para que o consumidor tenha uma melhor experiência de compra e acesso ao algodão de maneira mais ágil.

 

“Temos um trabalho intenso de divulgação sobre os pilares que estão redefinindo a forma de produzir e comercializar a fibra no Brasil. A parceria com o Mercado Livre é uma forma de potencializar essas informações e permitir que a nossa matéria-prima chegue em todos os cantos do País. O trabalho de Sou de Algodão cresce consistentemente a cada ano e temos um time focado em transformar essa fibra tão importante na melhor forma de consumo consciente.Vamos receber de braços abertos marcas que desejam ser mais conscientes e responsáveis e que valorizam a produção nacional”, finaliza.

 

Sobre Sou de Algodão


Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.

 

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