Uma das principais fontes de carboidratos e proteínas do ser humano, o trigo possui glúten em sua composição e está presente no pão, na farinha, biscoitos, bolos, massas, tortas e pizzas. Ganhou destaque nos últimos tempos e virou objeto de discussões nas últimas décadas, principalmente voltado à assuntos relacionados à doença celíaca.
O trigo é consumido e cultivado desde 4000 a. C. e possui três estruturas: o gérmen, a casca e o endosperma. É rico em vitaminas do complexo B e minerais, principalmente ferro, magnésio e fósforo.
No mês de julho, o mundo celebra uma das mais amadas e versáteis delícias gastronômicas: a pizza. O trigo desempenha um papel importante na fabricação da pizza, sendo a base principal da massa que dá estrutura e textura ao prato. A qualidade e a espécie do trigo utilizado influenciam diretamente na elasticidade da massa, sua capacidade de fermentação e no sabor final da pizza.
Para garantir uma massa perfeita, os pizzaiolos precisam selecionar trigos de alta qualidade e saber equilibrar os ingredientes para obter a consistência desejada. Além disso, o cuidado com o processo de preparo, como o tempo de descanso da massa e a temperatura de cozimento, são cruciais para garantir que a pizza tenha a textura leve e crocante, que a torna tão apreciada.
O problema não é o trigo em si, mas sim a forma como ele é utilizado na fabricação de alguns produtos e os ingredientes que costumam o acompanhar. “O glúten é formado por proteínas e está presente no trigo. É importante pois dá elasticidade na massa e é responsável pela retenção do gás carbônico expelido no processo de fermentação. O glúten deve ser retirado da dieta apenas em casos de intolerâncias ou alergias, como a doença celíaca. Nesses casos é importante o acompanhamento de profissionais médicos e nutricionistas para uma melhor qualidade de vida desses indivíduos.”, destaca Danielle Miron, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Uniderp.
Além de sua rica história e evolução ao redor do mundo, a pizza também destaca a criatividade dos chefs e a diversidade gastronômica. É uma oportunidade para experimentar novos sabores ou reviver memórias gustativas, transformando simples refeições em momentos memoráveis de partilha e celebração da boa comida.
Sobre a UNIDERP
Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência. Para mais informações, acesse o site.