Chocolate branco é chocolate ou não é? Por muito tempo, o doce não era considerado chocolate de verdade, por conter poucas das substâncias que dão sabor e característica ao chocolate preto. Só que, conforme as regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o chocolate branco deve ser constituído de, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau.
Diante disso, sim, o chocolate branco é considerado um tipo de chocolate. Mas ele deve ser consumido com moderação, aconselha Fernanda Marques, nutricionista esportiva e funcional.
“Ele usa como base a gordura, a manteiga de cacau. Então tende a ser um pouquinho mais calórico. Mas isso vai depender das misturas: se tem açúcar, outros tipos de gorduras vegetais, nuts (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e amendoim) ou algum tipo de cereal. É importante ficar atento à tabela nutricional”, recomenta a especialista em alimentação.
O chocolate branco traz benefícios à saúde?
Por não ser feito da massa do cacau – principal matéria-prima para a fabricação de chocolates – o chocolate branco não contém as propriedades antioxidantes do cacau – que o chocolate preto traz.
“Ele não tem uma boa qualidade nutricional. Não é um alimento que eu indicaria como consumo diário. Claro que na Páscoa, de forma pontual, você pode consumir sem grandes exageros. Mas para quem gosta muito, tem que ter cuidado porque não tem uma qualidade nutricional tão boa”, pontua.
A sugestão da especialista é consumir o chocolate branco que já vem com nibs de cacau, por exemplo. Assim, você terá o sabor do chocolate branco junto com alguns dos benefícios do cacau – como proteger as artérias dos danos do colesterol alto.
Como escolher um bom chocolate branco?
Na hora de comprar um chocolate branco de boa qualidade, a nutricionista Fernanda Marques recomenda observar se, no rótulo da embalagem, o primeiro ingrediente é a manteiga de cacau.
Como a lista de ingredientes de um produto está na ordem decrescente, o primeiro ingrediente estará sempre em maior quantidade.
Outra dica da profissional é ficar atento à quantidade de açúcar: “O ideal é que ele não tenha um grande volume de açúcar ou tenha adoçantes naturais no lugar dele, como xilitol ou stevia. O ideal é que ele também não tenha a gordura hidrogenada, que é um tipo de gordura bem artificial e que vai conferir mais gordura na composição dele.”
Com o chocolate branco você pode preparar em casas receitas de sabores únicos, do bolo de chocolate branco, da Ana Maria Braga, ao salame de chocolate branco, da confeiteira Carola Troisgros. Isso sem falar que o ingrediente ainda incrementa o tradicional arroz-doce.
Fonte: Globo