No Moinho Cultural, crianças são orientadas sobre os tipos de violência doméstica e o respeito devido às mulheres

 

 

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no último 8 de março, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano resolveu fazer um dia diferente, com muita informação e troca de ideias. Uma roda de conversa, com a presença de integrantes da Patrulha Maria da Penha e empresárias, mostrou como a mulher deve ser tratada, quais são os tipos de violência, o que é a violência doméstica e qual é a rede de apoio existente para as mulheres vítimas em Corumbá.

Secretário-executivo do Moinho Cultural, José Roberto explica que a intenção é conscientizar as crianças, ainda na infância, sobre o que é a violência doméstica. “As últimas pesquisas divulgadas apontam que a quantidade de casos de violência doméstica tem aumentado no país. Por isso, nos preocupamos em trazer este assunto para dentro do Moinho Cultural e trabalhá-lo tanto com as meninas quanto com os meninos. É importante que todos saibam o que é a violência doméstica até para conseguir identificá-la e também saber que existe toda uma rede de apoio para amparar essa mulher, caso seja vítima deste tipo de situação”, afirma.

Guarda municipal há 17 anos, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Corumbá, Andreia Castilho, afirma que a troca é importante, principalmente, para que as mulheres cresçam sabendo o que é um relacionamento abusivo.

“É importante que elas saibam quais são os tipos de violência e entendam que não são obrigadas a conviver com isso. Hoje, existe uma estrutura no município para atender esses casos”, explica.

Integrante da Patrulha também, André Carneiro falou diretamente aos meninos. “Trouxemos informações para conscientizá-los sobre essa prática. É importante trazer essas informações para que a gente conscientize eles desde cedo até para que, quando forem pais de família, não pratiquem esse tipo de situação e violência contra a mulher”, destacou.

Quem também participou do bate-papo foi a empreendedora, arquiteta, confeiteira e influencer Sthefany Holanda. Ex-participante do Moinho Cultural, bailarina e dentista Yasmin Santos também foi convidada. Elas compartilharam com as crianças as suas trajetórias e destacaram como a mulher pode atuar em diferentes áreas e ser o que quiser.

Press

Brasil e Mundo

Cidades