Projeto brasileiro de acessibilidade é finalista do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente

 

Na transformação turística nacional, onde todos possam ter um melhor acesso às praias alguns destinos vêm aprimorando a experiência de pessoas com deficiência (PcD). Como fruto desse trabalho, o Projeto Praia Acessível, em Fortaleza (CE) acaba de se classificar para a final do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente (DTI), na categoria Acessibilidade Turística. A premiação será entregue na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), encontro que será realizado em Curitiba (PR), entre os dias 17 e 19 de março e que conta com o apoio do Ministério do Turismo.

 

Entre os finalistas ao prêmio, o projeto brasileiro, realizado pela Secretaria do Turismo de Fortaleza, concorre com o Circuito Acessível Descubra Montevidéu (Divisão de Turismo de Montevidéu, no Uruguai) e com a Estratégia de Turismo Accesible del Instituto Distrital de Turismo para Bogotá (Instituto Distrital de Turismo, na Colômbia).

 

Criado em 2016, o projeto Praia Acessível já realizou mais de 11 mil atendimentos. Entre os serviços oferecidos pelo Projeto está um espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, além do suporte personalizado e seguro de cuidadores na Praia de Iracema.

 

O local dispõe, ainda, de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, vôlei e frescobol adaptados e vagas de estacionamento específicas para o público participante.

 

MAIS INCLUSÃO

 

Reconhecendo a importância da autonomia para as pessoas cegas ou com baixa visão, o Ministério do Turismo oferece o curso de Orientação e Mobilidade de Pessoas Cegas em Ambientes Urbanos. Esse curso visa capacitar profissionais do turismo a fornecer suporte adequado e a criar ambientes urbanos acessíveis para turistas cegos.

 

Saiba mais AQUI na Plataforma Qualifica Turismo.

 

GUIA

 

Ministério do Turismo conta com Guia que traz dicas de como atender bem turistas com deficiência. A publicação foi produzida em parceria com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nele, o leitor pode entender os conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência, capacitismo e dicas de como atender bem este público.

 

Confira AQUI.

Press

Brasil e Mundo

Cidades